Tratamento e Cirurgia do CÂNCER DE TESTÍCULO - RJ

Urologia | Uro-oncologia em Copacabana Rio de Janeiro

O  câncer de testiculo Cirurgia Tratamento

O cancer de Testículo

O  câncer de testiculo é considerada uma patologia rara, cuja a maior incidência é em indivíduos jovens, variando  entre os 15 e 50 anos. Tem como característica o crescimento testicular lento e indolor, mas outras vezes pode evoluir, quando é confundido com outras patologias do testiculo e epididimo  ( orquite, epididimite e orquiepididimite) Legenda-foto – Auto-exame da bolsa O câncer de testículo é considerado uma patologia rara, sendo a maior incidência em indivíduos jovens, variando  entre os 15 e 50 anos. Tem como característica o crescimento testicular lento e indolor, mas outras vezes pode evoluir, quando é confundido com outras patologias do testículo e epidídimo(orquite, epididimite e orquiepididimite).

O Diagnóstico de Cancer de Testiculo

O  diagnóstico é realizado pela história clínica da evolução do crescimento testicular, exames de imagem, principalmente a ultrassonografia. Para confirmação diagnóstica é necessária uma biópsia testicular, que não deve ser realizada através da bolsa escrotal.
Sendo uma patologia  muitas vezes de evolução lenta e silenciosa, pode apresentar no momento de seu diagnóstico, a presença de doença disseminada ( metástases). Estas metástases ocorrem principalmente para os linfáticos (gânglios) retroperitoneais e pulmões.
Apesar de ser considerada uma doença extremante grave, há a possibilidade de cura, mesmo nos casos avançados.

O tratamento de Testículo

tratamento inicial é a retirada do testículo (orquiectomia radical). Sendo uma doença que ataca outro orgãos  através de sua disseminação, pode ser  necessário um tratamento conjunto com o radioterapeuta ou oncologista clínico.
Dependendo do tipo tumoral, pode ser necessária à aplicação de radioterapia no abdômen ou em outros casos, tratamento com quimioterapia  para redução dos tumores metastáticos.

Muitas vezes, após o tratamento complementar é necessária à retirada de gânglios residuais ( linfadenectomia citorredutora), que é realizada pelo urologista.

Call Now ButtonLigue Agora