Câncer de Bexiga

  1. O que é um câncer de bexiga? É a multiplicação anormal e sem controle das células da bexiga, ocasionando a formação de um tumor.
  2. Qual o tipo mais comum de tumor de bexiga? A variedade hitológica mais comum é o carcinoma de células uroteliais, que está ligado principalmente a fatôres ocupacionais e ao tabagismo.
  3. O que significa urinar sangue? A presença de sangue na urina-Hematúria, representa um sinal que pode estar relacionado a alguma alteração do aparelho urinário.Dentre as patologias mais frequentes que podem se manifestar com hematúria, observamos os cálculos urinários, infecções, os tumores de bexiga, tumores do rim e da próstata e pacientes tratados com radioterapia. Muitas outras manifestações podem se manifestar através de um sangramento urinário e muitas vezes não se consegue elucidar qual foi o motivo desta hematúria.
  4. Como é feito o diagnóstico do tumor de bexiga? O método mais comum para o diagnóstico do tumor de bexiga é a ultrassonografia e a seguir a cistoscopia.
  5. O que é uma cistoscopia? É a visualizaçao interna das paredes da bexiga.
  6. Qual o tratamento inicial para o tratamento do tumor de bexiga? É a ressecção endoscópica do tumor (RTU) , onde o material retirado é enviado para estudo anatomopatológico.
  7. Qual a finalidade do estudo anatomopatológico? Como em todas as patologias tumorais, inicialmente é necessário identificar a natureza celular do tecido tumoral, sua diferenciação celular e a seguir saber se ele apresenta infiltração das paredes da bexiga.
  8. Vou para UTI  após uma RTU  de Bexiga? De modo geral não e isto dependerá das condições clínicas ao final do procedimento. Nossa conduta é que o paciente vá para o quarto e seja acompanhado nas primeiras 12 horas por um enfermeiro, indicado pela equipe.
  9. O que é BCG e para que serve no tratamento do tumor de bexiga? O BCG utilizado em tumores de bexiga e é a uma cepa atenuada do bacilo da tuberculose. A finalidade do uso é diminuir ou eliminar a possibilidade de recidivas do tumor de bexiga, através da produção de uma resposta imunológica do paciente contra o tumor.
  10. O diagnóstico de um tumor invasivo da musculatura da bexiga, necessita de tratamento complementar? Tumores invasivos da musculatura da bexiga são mais agressivos e necessitarão de um tratamento  mais abrangente. Dentre as possibilidades, estão a retirada da bexiga com derivação urinária, tratamento radioterápico, quimioterápico ou a combinação das diferentes indicações.
  11. Qual o especialista que deverá tratar o câncer de bexiga? Tratando-se de patologia agressiva e de evolução imprevisível, um acompanhamento multidisciplinar é importante. O Urologista, o Oncologista Clínico e o Radioterapeuta são os especialistas indicados para acompanhar e tratar  conjuntamente esta patologia.
Call Now ButtonLigue Agora