Perguntas Frequentes

  1. O que é uma avaliação  pré-operatoria? Independentemente do  porte  cirúrgico            ( grande ou pequenas cirurgias), solicitamos que todos os pacientes que serão submetidos a procedimentos cirúrgicos, realizem uma avaliação laboratorial, uma avaliação cardiológica e um avaliação pré-anestésica.
  2. O que é uma avaliação pré-anestésica? É a analise geral do perfil do paciente, onde serão avaliados previamente os principais históricos do paciente, tais como idade, condições clínicas atuais, co-morbidades, uso de medicamentos, hábitos, cirurgias prévias e outros dados de relevância.
  3. Como é realizada uma avaliação pré-anestésica? É realizada através do preenchimento de um questionário e contato prévio com o/a anestesista para passagem das informações respondidas. Posteriormente ocorrerá um novo contato com o/a anestesista durante a internação, antecedendo a cirurgia, onde será complementada a avaliação.
  4. O que faço antes de uma cirurgia? Como é meu preparo? Cada cirurgia tem um porte e cada uma poderá ter um preparo um pouco diferente. De modo geral fornecemos aos pacientes informações para serem seguidas, que vão desde o pré-operatório até o momento da cirurgia.
  5. Quando se utiliza a cirurgia transuretral? As cirurgias transuretrais ( RTU ) são largamente utilizadas nas cirurgias da próstata, tumores de bexiga, uretra e retirada de cálculos urinários entre outras.
  1. Faço uso de vários medicamentos e não consigo ter uma ereção satisfatória. Posso fazer uma cirurgia para colocação de prótese peniana? Sim. As principais indicações para implantação de uma prótese peniana são pacientes diabéticos, hipertensos e com uso de medicamentos depressores do sistema nervoso, que prejudicam a possibilidade de uma ereção plena.
  2. Qual o cirurgião que deve implantar uma prótese peniana? Todas as patologias e cirurgias do trato genitourinário, devem ser inicialmente realizada por um urologista.

Qual a melhor prótese? Existem vários modelos e marcas de próteses. Cabe ao urologista conversar e escolher juntamente com o paciente, qual o melhor modelo se ajusta para o caso em estudo.

Dr Aristóteles – Rio de Janeiro

Perguntas mais frequêntes sobre tratamento e urologia.

Copacabana – Rio de Janeiro – Brasil