Cirurgias e Tratamento do Câncer de Rim

  1. O que é um tumor de rim? É a presença de uma expansão sólida no rim, que pode ser de natureza benígna, malígna ou uma metástase ( disseminação de um câncer para o rim)
  2. O que causa uma tumor de rim? O desenvolvimento do tumor de rim esta relacionado ao tabagismo, obesidade, exposição a determinadas substâncias químicas e fatôres hereditários.
  3. Um tumor de rim pode ser assintomático? Sim, muitas vezes o diagnóstico é feito ao se realizar exames para outras patologias.
  4. Qual a indicação de tratamento para um tumor renal? Inicialmente pacientes com diagnóstico de  tumores renais sólidos , deverão ser submetidos a um tratamento cirúrgico. O estudo do material retirado é que determinará o tipo tumoral e a necessidade ou não de um tratamento complementar.
  5. O que é um cisto renal? São formações encontradas nos rins, principalmente apos os 50 anos e que podem ser encontrados em mais de 50% dos indivíduo, após os 60 anos de idade.
  6. Todos os cistos renais devem ser operados? Não. Inicialmente os cistos renais simples, não deverão ser operados, entretanto ha necessidade de uma avaliação periódica, pois nem todos os cistos são iguais e nem todos apresentam a mesma evolução.

Qual a finalidade do estudo anatomopatológico? Como em todas as patologias tumorais, inicialmente é necessário identificar a natureza celular do tecido tumoral, sua diferenciação celular e a seguir se êle apresenta extensão para fora do rim ou se invade outros orgãos.