O que é o câncer da próstata? É o crescimento desordenado da glândula prostática a partir de mutações de suas células.
- Quem pode ter um câncer da próstata? O câncer da próstata é um tipo de patologia que acomete principalmente homens acima de 50 anos e principalmente após os 65 anos de idade.
- O câncer da próstata pode ser assintomatico? Sim. Muitos casos são diagnosticados após exames periódicos em pacientes assintomáticos.
- O PSA elevado é um indicativo preciso para o diagnóstico do câncer da próstata? Não. Próstatas com grandes volumes podem apresentar níveis elevados de PSA. O uso de determinados medicamentos ou uma prostatite também elevam o PSA.
- O que devo tomar para diminuir meu PSA? A elevação do PSA significa que você necessita de uma avaliação urológica. O PSA é apenas um exame e o que deve ser tratado é uma doença, se ela for diagnosticada.
- Como é realizado o diagnóstico do câncer da próstata? É através de uma biópsia da próstata. Os fragmentos retirados através da biópsia, são enviados para um estudo anatomopatológico.
- O que significa Gleason no resultado de uma biópsia da próstata? É a análise das características histológicas de uma célula cancerosa da próstata. Quanto maior o grau de Gleason, maior será a diferenciação em relação a uma célula normal sem a doença.Um grau elevado de Gleason, significa que a doença poderá ser mais agressiva do que uma outra com um grau de Gleason mais baixo.
- O que é estadiamento? Ao ser obtido o diagnóstico de uma câncer, há necessidade de complementação do estudo da doença. Nestes casos pesquisa-se se a doença tem um crescimento localizado ou se ela apresenta alguma disseminação-metástase. O estadiamento poderá ser clínico, através de exames e cirúrgico, quando avalia-se o paciente durante a cirurgia.
- Quais os locais mais comuns de metástases da próstata? Os sítios mais comuns para metástases do câncer da próstata são os ossos e o gânglios.
- Como é tratado o câncer da próstata? Cada caso deverá ser individualizado e vários fatôres deverão ser analizados. A idade, estado geral do paciente, comorbidades e o estadiamento da doença. A Prostatatectomia Radical é considerada o padrão-ouro para tratamento da doença localizada. Atualmente cada paciente deverá ser estudado individualmente e enquadrado nos protocolos existentes.
- A Radioterapia é utilizada para tratamento do câncer da próstata? Sim. Determinados pacientes poderão se beneficiar do tratamento radioterápico. Do mesmo modo que a cirurgia, cada caso deverá ser analizado indidualmente e enquadrado nas sistemáticas para tratamento.
- Há indicação de quimioterapia no câncer da próstata? Não, para a doença localizada.
- O que é uma Prostatectomia Radical? É a retirada cirúrgica da próstata, vesiculas seminais com finalidade curativa para o câncer da próstata.
- Qual a melhor maneira de se realizar uma prostatectomia radical? A melhor indicação é a que o cirurgião estiver mais habituado e com os melhores resultados. A formação de um urologista é longa e a experiência é importante.
- Estou curado após uma prostatectomia radical? A finalidade da prostatectomia radical é a cura, entretanto a análise do que foi retirado-peça cirúrgica é fundamental. Todo o material retirado deverá ser analizado para avaliação do grau histológico ( escala de Gleason) e a avaliação dos limites, entre o que foi retirado e o que está comprometido pela doença.
- O que é uma linfadenectomia? É a retirada dos ganglios linfáticos próximos a área acometida pelo câncer, com finalidade de averiguar de houve disseminação da doença para esta região, através de um estudo anatomopatológico.
- Qual a finalidade do estudo anatomopatológico? Como em todas as patologias tumorais, inicialmente é necessário identificar a natureza celular do tecido tumoral, sua diferenciação celular e a seguir se êle apresenta extensão para fora da próstata ou se êle invande outros orgãos.
- O que é análise histopatológica por congelação? É a avaliação per-operatória do material cirúrgico por um médico especialista (anátomo-patologista) com finalidade de averiguar a extensão da doença para um determinado orgão.
- Todos os pacientes com o mesmo grau da Classificação de Gleason, terão a mesma evolução após o tratamento? Não. Cada caso e cada paciente, poderá evoluir de maneira distinta e isso dependerá de vários fatôres.
- A cirurgia- Prostatectomia Radical é suficiente para a minha cura? Dependerá do resultado do anatomopatológico da peça cirúrgica. Em determinados casos haverá necessidade de complementação do tratamento com Radioterapia ou Hormonioterapia.
- Como faço o acompanhamento após uma Prostatectomia Radical? A cada 3 meses haverá necessidade de avaliação laboratorial e se necessário a solicitação de outros exames.
- Vou ficar impotente ou com incontinência urinária após uma Prostatectomia Radical?
O principal é a retirada de toda a doença. Técnicas cirurgicas de preservação de vasos e nervos são empregadas, mas uma certeza absoluta não poderá ser dada previamente.
Pacientes idosos já apresentam antes da cirurgia, graus variados de disfunção erétil e isto pode evoluir. A utilização de medicamentos com a finalidade de aumentar a irrigação sanguínea peniana, poderá ser empregada.
A incontinência urinária poderá ocorrer e de maneira geral e regride espontaneamente. A fisioterapia para continência urinaria poderá ser indicada e costuma apresentar bons resultados.
- Vou ficar muito tempo internado, ao ser submetido a uma Prostatectomia Radical? De modo geral a internação é de 3 dias. Há necessidade de colocação de uma sonda ligando a uretra à bexiga, que será retirada com cerca de 12 dias.
- Como é uma anestesia para uma Prostatectomia Radical? A anestesia dependerá da experiencia do anestesista para a cirurgia indicada. Não havendo contra-indicação, nossa equipe utiliza uma combinação de um bloqueio raqueano com uma sedação. Ao final do procedimento o paciente estará acordado.
- Vou para UTI após uma Prostatectomia Radical? De modo geral não e isto dependerá das condições clínicas ao final do procedimento. Nossa conduta é que o paciente vá para o quarto e seja acompanhado nas primeiras 12 horas por um enfermeiro, indicado pela equipe.
- Há necessidade de transfusão de sangue em uma Prostatectomia Radical? Toda cirurgia de grande porte, há necessidade de uma reserva de sangue. Um transfusão é indicada quando há perda importante de sangue durante o procedimento cirúrgico.